Apesar dos ventos recordes, a tempestade de ontem afetou uma área menor do que o temporal de novembro de 2023 em São Paulo.
- Marcia Regina
- 12 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Quando a tempestade de ontem à noite chegou derrubando árvores e arrancando telhas, muitos paulistanos se lembraram de outro evento ocorrido a menos de um ano: o temporal de novembro de 2023. O evento climático extremo de ontem atingiu uma área menor, porém, apesar de ter tido vendaval até mais forte.
Ocorrência de duas tempestades com ventos de cerca de 100 km/h em menos de um ano na capital é alerta sobre o que a mudança climática está causando na regiãoSegundo a agência de meteorologia Climatempo, o vendaval que registrou 108 km/h em Interlagos foi o recorde na capital, de acordo a série histórica mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A área em que a tempestade atingiu força para causar danos mais graves, porém, foi menor, e a chuva em si não chegou a preocupar tanto.
O vento foi muito mais intenso do que a chuva na capital, que teve volume máximo de 20 mm a 21 mm na capital, deixando só 6 pontos de alagamento — afirma César Soares, meteorologista da Climatempo — A ventania durou pouco tempo, com menos de 5 minutos de ventos fortes, numa rajada, mas causou mais dano.
Um fenômeno que foi verificado em alguns bairros é que, apesar do recorde na zona sul paulistana, havia menos árvores caídas desta vez do que em novembro do ano passado. Com as árvores mais vulneráveis tendo sido já arrancadas, é provável que um ano depois não houvesse tanta vegetação para derrubar.
Comments